Bairro Parque Ambaí.

Está situado no Setor de Planejamento Integrado (SPI) Nordeste deste município, e faz parte da URG Miguel Couto, juntamente com Miguel Couto, Boa Esperança, Grama e Geneciano.

Localiza-se a uma latitude de 22°42'23" sul e a uma longitude de 43°26'35" oeste, estando a uma altitude de 28 metros. Sua população, 10.317 habitantes (Censo 2000), está distribuída em 1,7 km², perfazendo assim uma densidade demográfica de 6.082 hab/km². Ainda segundo o Censo 2000, o número de domicílios no Parque Ambaí é 2.747 e a taxa de alfabetização é 88,24%.

As primeiras povoações na região do Ambaí estão ligadas diretamente à Antiga Estação Ambahy da Estrada de Ferro Central do Brasil, Linha Auxiliar. Esta linha liga o bairro carioca da Pavuna a Japeri, sendo este ramal utilizado à época para o transporte de passageiros (E. F. Melhoramentos). Havia um entroncamento, ligando a Linha Auxiliar à E. F. Rio d'Ouro (hoje extinta) e a E. F. 

Leopoldina (atualmente Ramal Saracuruna da Supervia). Com o passar do tempo, surgiu um pequeno povoado nas imediações desse entroncamento e da estação, às margens do Rio das Velhas.

Com a implantação da Estrada do Ambaí, hoje Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, o então rural bairro do Ambaí passava a ter uma ligação viária com o Centro de Nova Iguaçu, bem como ao próspero Retiro (hoje Miguel Couto). O bairro foi crescendo ao longo dos anos, e acompanhando o crescimento acelerado do seu bairro-metrópole, Miguel Couto.

Até meados da década de 1990 o Ambaí era um local muito procurado, pois tinha na tranquilidade e boa localização seus principais atributos. Mas administrações recentes, como a do ex-prefeito Mário Marques (2002-2004) e do atual prefeito Lindberg Farias (2005-hoje) trataram com descaso o simpático bairro, deixando a população carente de recursos básicos, como saneamento básico, saúde e educação.

O Decreto 6.083, de 12 de janeiro de 1999, dividiu o Ambaí em dois: o Ambaí, que fica a oeste da Estrada de Ferro e na URG Posse e o Parque Ambaí, a leste da Estrada de Ferro e na URG Miguel Couto.

A hidrografia do Parque Ambaí é composta pelo Rio das Velhas, o principal, que corre em direção à Baía de Guanabara. Alguns poucos córregos poluídos nascem nos morros que circundam o bairro e deságuam no Rio das Velhas. O bairro conta com algumas minas (nascentes), localizadas próximo aos núcleos populacionais, o que as tornam um complemento ao fornecimento de água promovido pela CEDAE.

O Parque Ambaí apresenta-se geograficamente limitado pelos seguintes bairros: Figueira, a norte; Grama, a leste; Miguel Couto, a sul e a sudeste; Ambaí, a sudoeste; Parque Flora, a oeste; e Rancho Fundo, a noroeste.

Longitudinalmente, apresenta uma extensão máxima de 1,7 km e transversalmente 1,3 km, perfazendo uma área de 1,6962 km², que o coloca como o 45ª maior de um total de 69 bairros. Distância até o Centro: 7,1 km.

categoria:

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 comentários