Bairro Lagoinha.

Está situado na Região Sudoeste deste município, e faz parte da URG Cabuçu (Setor de Planejamento Integrado do Sudoeste).

Localiza-se a uma latitude de 22°48'12" sul e a uma longitude de 43°35'50" oeste, estando a uma altitude de 30 metros. Sua população, 7 546 habitantes (Censo 2000), está distribuída em 9,4947 km², perfazendo assim uma densidade demográfica de 794,76 hab/km². Ainda segundo o Censo 2000, o número de domicílios em Lagoinha é 2 506 e a taxa de alfabetização é 87,1%.

A Lagoinha apresenta-se geograficamente limitada pelos seguintes bairros: Campo Alegre, a norte e noroeste; Ipiranga, a nordeste; Marapicu, a leste; Paraíso, a sudeste; Jardim Guandu, a sudoeste; e Prados Verdes, a oeste.

Lagoinha subdivide em: Parque Todos os Santos; Conjunto Campo Belo; Bela Vista; Parque São Jorge.

Longitudinalmente, apresenta uma extensão máxima de 4,5 km e transversalmente 5,2 km, perfazendo uma área de 9,4947 km², que o coloca como o 9º maior de um total de 69 bairros.

A hidrografia da Lagoinha é composta por rios que deságuam no Guandu, ou seja, que correm em direção à Baía de Sepetiba. Os principais são o Ipiranga, o Cabuçu e o Cabenga. Eles nascem nos contrafortes do Maciço do Gericinó-Mendanha e drenam toda a área pantanosa do bairro da Lagoinha. O Rio Ipiranga ainda serve como fronteira natural com Campo Alegre.

A Lagoinha conta com 2 CIEP, O 188 - Mariano Flor cavalcante (Jardim Guandu) e 373 - Brigadeiro Teixeira (Guacha), Escola Municipal Professor Leonardo Carrielo de Almeida (Elmo braga) e o Colégio Estadual José Bonifácio (Km 37)

A Lagoinha carece de serviços. As únicas opções para a população são algumas padarias, mercados e bares.

A Lagoinha é cortada pelas Estradas Humaitá, Boa Esperança e do Mato Grosso, genericamente denominadas Estrada da Lagoinha. Indo para o sudoeste, dá acesso à Estrada Rio-São Paulo e indo para oeste, acesso à Avenida Abílio Augusto Távora (Estrada de Madureira).

A Estrada de Mato Grosso também dá acesso ao bairro vizinho de Campo Alegre.

A Estrada Variante Rio-São Paulo é o antigo traçado da Estrada Rio-São Paulo, que faz a fronteira da Lagoinha com o Jardim Guandu.

O bairro começa no encontro da BR 465 – Antiga Estr. Rio-São Paulo com o Rio Guandu – Assu (Divisa municipal com o Município de Seropédica – Lei n.º 2446, de 12 de outubro de 1995). O limite segue por esta divisa municipal, até o Rio Queimados, segue pelo leito deste rio, à montante, até o Rio Ipiranga, segue pelo leito deste rio, à montante, até o Rio Cabuçu, segue pelo leito deste rio, à montante, até a Estr. de Mato Grosso, segue por esta  até a Estr. do Curral Novo, segue por esta até o Antigo Ramal Austin-Santa Cruz, segue pelo eixo deste ramal até a Variante da antiga Estr. Rio-São Paulo, segue por esta (no sentido Noroeste) até a BR 465 – antiga Estr. Rio-São Paulo, segue por esta até o ponto inicial desta descrição.

O Fundador politico é Carlos Albuquerque o primeiro Vereador eleito, foi fundador do PDT de Nova Iguaçu, esteve junto a Brizola, Darcy Ribeiro, Luiz Carlos Prestes. Autor de todos os peojetos para desenvolvimento socio economico da região. Abandonou a vida publica em 1988. Hoje é empresario.

categoria:

*Apreciou este artigo? Compartilhe-o e deixe-nos um comentário abaixo.

0 comentários